No final de Renascer, Inocêncio (Marcos Palmeira) enfrentará seu destino ao lado de outro símbolo importante da trama. Assim como o coronel, o jequitibá-rei, árvore que tem uma forte ligação com o protagonista, também encontrará um final trágico.
De acordo com informações do jornal O Globo, o autor Bruno Luperi descreve uma cena inédita na novela das nove da Globo em que a árvore, envelhecida e debilitada, cai no exato momento em que Inocêncio perde os sentidos.
Morte de jequitibá em Renascer
De acordo com Fábio Augusto, do Observatório da TV, a morte do jequitibá será grandiosa, com um som impactante que se dissipará à medida que a câmera se afasta, enfatizando a insignificância do ser humano diante da vastidão da natureza.
Essa cena final simboliza a conexão profunda entre a trajetória de Inocêncio e a árvore, que sempre foi um elemento protetor em sua vida. Ainda na juventude, José Inocêncio fincou um facão aos pés do jequitibá, buscando proteção contra seus inimigos.
João Pedro atende a pedido na novela das nove da Globo
No entanto, nos momentos finais da trama, João Pedro (Juan Paiva) atenderá ao pedido do pai e arrancará o facão da terra. Com esse gesto simbólico, José Inocêncio pedirá perdão ao filho, e, no mesmo instante, sua vida se extinguirá, assim como o jequitibá desabará ao chão.
A cena final reforça a ideia de que, apesar de todo o poder e força que se possa ter em vida, todos são pequenos diante da grandiosidade da natureza e do ciclo inevitável da existência.