Nos últimos capítulos de Renascer, Teca (Lívia Silva) se tornará o centro das atenções ao ler uma carta reveladora de sua avó biológica, Marianinha (Gabriella Cristina). O conteúdo da carta trará importantes mudanças em relação à versão original da trama.
Na novela as nove da Globo, uma das revelações mais chocantes é que Belarmino (Antonio Calloni) foi o responsável por estuprar a irmã de Maria Santa (Duda Santos). Na versão anterior, esse crime era atribuído a Venâncio (Fábio Lago), o pai da protagonista.
Ligação de Teca e Belarmino em Renascer
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, na nova narrativa, Marianinha é quem sofre a violência de Belarmino, e o ato brutal acirra a vingança de Venâncio. Este, tomado pelo ódio e pela dor, decide matar o coronel rival de Inocêncio (Marcos Palmeira).
A revelação é ainda mais impactante considerando que Venâncio, mesmo ciente da gravidez resultante do abuso, expulsa a filha de casa, evidenciando sua crueldade. Além dessa identidade do estuprador, o remake também altera a autoria do assassinato de Belarmino.
Na versão original de 1993, o crime foi atribuído a Inocêncio, que revelou sua participação no final da novela. Contudo, na nova versão, a responsabilidade pela morte do coronel passa para Venâncio, introduzindo uma nova camada de complexidade e drama à trama.
Novas dimensões para o final da novela das nove da Globo
Essas mudanças trazem novas dimensões à história, ajustando eventos cruciais e oferecendo uma perspectiva diferente sobre os personagens e seus finais inesperados.