Carlota Portella morreu aos 74 anos, neste sábado (31). A morte da coreógrafa foi confirmada pela The Jazz, escola de dança fundada por Carlota há mais de quatro décadas.
Portella se destacou como coreógrafa da abertura dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, além de também ter atuado como jurada técnica em algumas edições do quadro Dança dos Famosos, da Globo.
Por meio das redes sociais, artistas e fãs lamentaram a morte de Carlota Portella. Carlinhos de Jesus, por exemplo, disparou: “Luto na dança! Meu coração está triste”. Além disso, o dançarino destacou ainda que Portella foi uma das maiores representatividades da dança no país, desejando que ela vá com Deus.
Última publicação de Carlota Portella
Nas redes sociais, a última atualização da coreógrafa aconteceu no dia 15 de agosto, quando ela relembrou a coreografia feita por ela para a abertura do programa Fantástico, da Globo, no ano de 1993. Na época, a atração estava comemorando 10 anos no ar.
Quem foi Carlota Portella?
Carlota Portella começou a estudar balé clássico quando tinha apenas 6 anos. Anos depois, ela acabou se apaixonando por outro ritmo musical: o jazz.
Disposta a investir mais em conhecimento musical, Portella estudou na Academie Internacionale de Dance, em Paris, na França, por um ano. Depois disso, a coreógrafa retornou ao Brasil, onde se formou em dança na instituição Ballet Dalal Achar, que fica localizada na Gávea, Rio de Janeiro.
Formada em dança, Carlota Portella passou a ser professora de dança e, no ano de 1976, conquistou uma bolsa de estudos da Unesco. Com isso, ela pode fazer o curso de Animação e Administração cultural de Ballet, na Ópera de Paris.
Depois disso, Carlota Portella não parou mais, e logo fundou a companhia profissional Vacilou Dançou. Anos depois, a coreógrafa fundou também a escola Jazz Carlota Portella.