No capítulo da novela Renascer que será exibido pela TV Globo nesta segunda-feira, 2 de setembro, a vida de José Inocêncio muda radicalmente após ser baleado e terminar em uma cadeira de rodas. O fazendeiro mudou seu humor, que já não era dos melhores, e tem sido hostil com todos que o rodeiam.
Enquanto José Inocêncio tenta se adaptar a nova condição, o delegado Nórcia investiga o caso, a fim de saber quem atirou no fazendeiro. O delegado fala com Mariana, que revela que inicialmente Damião foi contratado para tirar a vida de José Inocêncio. Após falar com Mariana, o delegado quer saber onde Egídio estava no momento do atentado.
José Inocêncio não aceita Aurora no hospital
Bento conversa com Aurora e explica o que aconteceu com José Inocêncio. A fazendeira fica aflita ao saber que José Inocêncio foi baleado e está internado em Ilhéus. Aurora chega no hospital para ver José Inocêncio.
José Inocêncio fica irritado em ver Aurora no hospital, não aceita sua permanência e pede que ela vá embora. Inocêncio não quer que ninguém tenha pena dele e por isso começa a afastar as pessoas que estão a sua volta, incluindo os filhos.
Mariana é ameaçada e Damião se defende
Eliana não gosta da acusação de Mariana e enfrenta a amiga. Eliana ameaça Mariana, mas a mocinha não se intimida, pois está disposta a acabar com Egídio pelo que fez com Inocêncio, e não mentiu quando falou do passado de Damião para a polícia.
Enquanto isso, Damião se defende perante os filhos de José Inocêncio. Damião garante que quem atirou em José Inocêncio foi Egídio. João Pedro e Bento não sabem se acreditam, pois Damião está trabalhando para Egídio.