Na RecordTV, em A Escrava Isaura, nesta quinta-feira, 5 de março, Leôncio provoca a ira de Álvaro, que acaba agredindo-o.
Ainda no capítulo, querendo se vingar de Álvaro, Leôncio vai até à delegacia prestar uma queixa formal contra o abolicionista, afirmando que ele roubou sua escrava, além de conquistar o coração dela propositadamente.
Enquanto isso, André vai atrás de Isaura para falar com ela, mas os dois não percebem que estão sendo observados por Raimundo, que tenta se aproximar dos dois para conseguir escutar o que eles estão falando.
André comunica Isaura sobre a chegada de Leôncio
Durante a conversa com Isaura, André revela que Leôncio já sabe do paradeiro dela, estando a caminho da cidade para buscá-la. Tomásia chega à casa de Branca, mas acaba surpreendida com as visitas dela.
Leôncio e Malvina já haviam chegado primeiro na casa de Branca. Posteriormente, Álvaro enfrenta Leôncio, mostrando que não tem medo de lidar com pessoas sem escrúpulos como ele. Rosa é presentada por Sebastião, que chega com sapatos novos para ela.
André descobre que Isaura está noiva de Álvaro, ficando triste. Querendo acabar com o assunto, Álvaro oferece dinheiro pela liberdade de Isaura, mas Leôncio se nega a vender. Com raiva, Álvaro parte para cima do fazendeiro.
Leôncio denuncia agressão de Álvaro
Gioconda se preocupa com a ira de Tomásia. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães. Leôncio exige que o chefe da guarda cumpra com a lei, prendendo Álvaro por agressão. Isaura, André e Miguel são pegos de surpresa por Raimundo e Martinho.