Os telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer testemunharão, nos próximos capítulos, que José Inocêncio (Marcos Palmeira) será vítima de uma emboscada armada por Egídio (Vladimir Brichta), um evento que elevará a tensão na trama a novos patamares.
De acordo com Clara Ribeiro, colunista do Observatório da TV, o atentado acontecerá quando o fazendeiro estiver na beira de uma cachoeira, momento escolhido por Egídio para executar seu plano. Inocêncio será surpreendido por tiros, num dos momentos mais dramáticos da novela das nove da Globo.
Detalhe faz Nórcia concluir que Egídio é inocente
A investigação do crime será conduzida pelo Delegado Nórcia (Edmilson Barros), que inicialmente desconfiará de Damião (Xamã) e Mariana (Theresa Fonseca), mas logo suas suspeitas se voltarão para Egídio, ligando-o a outros atentados passados. No entanto, a trama toma um rumo inesperado quando se descobre que a bala que feriu Inocêncio é da mesma arma usada em um atentado contra o próprio Egídio.
Essa descoberta levará Nórcia a concluir que Egídio não poderia ser o atirador, criando uma reviravolta na investigação e deixando Inocêncio frustrado e desconsolado. Ele esperava que a captura e o julgamento de Egídio trouxessem alguma paz, mas a complicação na evidência arruína essas esperanças.
Egídio é assassinado
Apesar da paralisação do caso pela polícia, o ciclo de vingança será concluído por Mariana, que decide fazer justiça com as próprias mãos e mata Egídio, pondo fim à sua ameaça de uma vez por todas. José Inocêncio, no entanto, não viverá por muito tempo. Cada vez mais deprimido pela perda do movimento das pernas, o fazendeiro implorará pela morte, que acontecerá após João Pedro arrancar o seu facão dos pés do jequitibá.