Influenciadora que viralizou ao receber 6 meses de vida diz que não é mais uma paciente terminal; ela espera pelo primeiro filho

Isabel Veloso, que foi diagnosticada com câncer aos 15 anos, está em cuidados paliativos, sem tempo determinado de vida.

PUBLICIDADE

Isabel Veloso, influenciadora digital que viralizou nas redes sociais ao expor ter sido diagnosticada com câncer terminal, voltou a usar o seu perfil na web nesta terça-feira (27), para contar aos seguidores que não tem mais um tempo determinado de vida. Segundo a jovem de 18 anos, que está grávida de seu primeiro filho, ela segue em cuidados paliativos.

Em março, a influenciadora digital anunciou que havia recebido um prognóstico de vida de seis meses. Agora, a jovem diz que sua doença era considerada terminal por ter recebido dos médicos um prazo de tempo de vida, além da incerteza de que a doença iria se estabilizar. “Mas ela estabilizou agora”, explicou.

Ainda em uma publicação nas redes sociais, a criadora de conteúdo explicou que uma pessoa em estado paliativo pode conviver com uma doença sem cura, mesmo sem previsão para morrer.

Tempo indeterminado de vida

Isabel Veloso diz que o fato de não ter uma data certa para morrer, não impede que seu quadro sofra uma piora progressiva da doença. “Significa que eu tenho um tempo indeterminado de vida”, pontuou ela, afirmando que só Deus pode dizer quanto tempo ela ainda tem.

O que são cuidados paliativos?

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cuidados paliativos têm início em casos de pacientes com doenças graves e progressivas, que vivem com a ameaça constante de perder a vida.

Os cuidados paliativos têm como principal objetivo promover uma qualidade de vida ao paciente por meio da prevenção e alívio do sofrimento, além de avaliações recorrentes e minuciosas e do tratamento da dor e outros sintomas físicos, emocionais, espirituais e psicológicos que possam surgir durante o processo.