Nos próximos capítulos de Renascer, Joana (Alice Carvalho) provará mais uma vez que está disposta a enfrentar qualquer desafio ao lado de Tião (Irandhir Santos). A ex-catadora de caranguejos tomará uma decisão drástica após o marido ser preso novamente, mostrando sua determinação em apoiá-lo em todos os momentos.
Em cenas exibidas na última sexta-feira (23) na novela das nove da Globo, a situação se complicou quando policiais chegaram às terras de Egídio (Vladimir Brichta) para cumprir uma ordem judicial de desapropriação. As terras, que estavam abandonadas antes da chegada dos sem-terra, se tornaram alvo de disputa judicial.
Joana se muda para o assentamento
Tião, sempre firme em seus princípios, recusará a sair do local, desafiando a ordem judicial. Infelizmente, sua resistência o levará de volta à prisão, deixando Joana e os filhos em desespero. No entanto, a resiliência de Joana virá à tona rapidamente. Ela decide se mudar para o assentamento com os filhos, unindo-se aos demais trabalhadores sem-terra em solidariedade ao marido e aos seus ideais.
Segundo a redação do Notícias da TV, a determinação de Joana impressionará até mesmo os aliados de Egídio. Damião (Xamã), um dos capangas do coronel, ficará tocado pela coragem de Joana e tomará uma atitude inesperada. Contrariando as ordens de seu patrão, ele ajudará Joana a colher o que Tião havia plantado e garantirá que fará vista grossa à presença dela e dos filhos nas terras disputadas.
Final de Joana será diferente no remake
Essa reviravolta marca uma grande diferença em relação à versão original de Renascer de 1993. Naquela narrativa, Tião morria na cadeia, e Joana encontrava um novo começo ao lado de Lívio (Jackson Costa), que abandonava a batina para viver esse amor. Desta vez, a história de Joana toma um rumo de luta e resistência, redefinindo seu papel na trama e destacando a evolução dos personagens em suas lutas pessoais e coletivas.