Os telespectadores que estão acompanhando o remake de Renascer verão nos próximos capítulos que José Inocêncio (Marcos Palmeira) se deparará com um símbolo do seu passado que poderá mudar seu futuro na novela das nove da Globo.
Ao explorar o baú que guardava os pertences de Maria Santa (Duda Santos), o coronel encontrará a cabeça do Bumba e decidirá que é hora de ressuscitar a festa do boi em sua fazenda.
Inocêncio decide voltar com a festa do Bumba
Este momento crucial acontecerá depois que José Inocêncio retornar de suas terras em Aurora (Malu Mader), onde vislumbrou a figura do Bumba, um encontro que despertará nele a certeza de que precisa concluir algo que começou há muito tempo.
Inácia (Edvana Carvalho), testemunhando a cena, se apavorará com a decisão de José Inocêncio de trazer o Bumba de volta à fazenda. “O que é que o sinhô tá fazêno com isso?“, perguntará ela, temendo o retorno das antigas festividades que ela acredita trazerem consigo um rastro de má sorte.
“Nós vâmo fazê um Bumba aqui na fazenda!“, declarará o coronel, totalmente tomado pelo fascínio que aquela figura lhe desperta, apesar dos protestos de Inácia, que tentará em vão convencer o patrão a desistir dessa ideia.
Inácia faz profecia macabra, mas não é ouvida
“O sinhô só pode tá variâno do juízo! O sinhô num brinque com uma coisa dessa!“, dirá Inácia, desesperada com o que ouve da boca de seu patrão. “Num me invente de î bulî com isso… Que, se esse Bumba pisá nessa fazenda ôtra vez, vai dexá um rastro de sangue e sofrimento!“, ela alertará, temendo as consequências de reavivar uma tradição que ela crê ser perigosa.
Contudo, Inocêncio se sentirá compelido a seguir em frente com seu plano. “Por isso que ele foi atrás de mim… Pra eu terminar a festa que interrompi daquela vez!“, ele concluirá, decidido a enfrentar o que considera seu destino.
Essa decisão levará a uma série de eventos que culminarão em uma terceira tocaia durante a procissão, onde José Inocêncio será baleado por um atirador misterioso. A intervenção de Mariana (Theresa Fonseca), chegando no momento crítico, impedirá que o fazendeiro seja morto, configurando um dos momentos mais dramáticos da reta final da novela.