A TV Globo realizou uma manobra estratégica para evitar um confronto de audiência entre a transmissão do jogo da seleção brasileira e o último capítulo da novela Renascer. A partida, válida pela sétima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, estava originalmente programada para as 21h45 do dia 6 de setembro, mas foi adiada para as 22h.
A alteração ocorreu após uma solicitação da emissora à CBF, que então pediu à Conmebol para ajustar o horário da partida em 15 minutos. Essa mudança tem grande importância para a emissora, já que o capítulo final de Renascer é um dos momentos mais aguardados pelos telespectadores.
Capítulo final de Renascer será mais curto
Para evitar que o clímax da novela fosse prejudicado, a Globo decidiu reduzir o tempo do último episódio. Em vez dos tradicionais capítulos de uma hora e meia, o desfecho de Renascer será exibido em apenas 65 minutos, incluindo os intervalos comerciais.
Os desfechos dos principais personagens começarão a ser revelados no penúltimo episódio, exibido no dia 5 de setembro, garantindo assim que o público não perca nenhum detalhe importante da trama exibida pela Globo originalmente em 1993.
- Grade da Globo
20h – Jornal Nacional
20h30 – Horário Eleitoral
20h40 – Jornal Nacional
20h50 – Renascer (com três intervalos e 45 minutos de arte)
21h55 – Brasil x Equador
0h – Estrela da Casa
Situação parecida com a vivida em 1993
Curiosamente, situação é parecida com a vivida em 1993, quando a versão original de Renascer teve seu final dividido em dois dias por causa da transmissão de um jogo da fase final do Campeonato Brasileiro entre Internacional e São Paulo. Naquela ocasião, a Globo precisou adaptar sua programação para equilibrar a audiência entre a novela e o futebol, dois dos maiores atrativos da televisão brasileira.