Morreu Silvio Santos (Senor Abravanel), o maior comunicador da história da televisão brasileira, aos 93 anos de idade. Edificador de um verdadeiro império da comunicação e do entretenimento, o Homem do Baú, como ficou conhecido pela extinta e exitosa parceria entre o Baú da Felicidade e o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), perdeu a vida neste sábado, dia 17de agosto.
As notícias referentes ao quadro de saúde de Silvio Santos começaram a circular pela imprensa do país no último mês de julho. Naquele momento, o empresário havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em razão de um diagnóstico de H1N1.
Silvio Santos apresentou piora no quadro de saúde
O apresentador recebeu alta e retornou para casa, mas voltou ao Hospital Albert Einstein poucos dias depois. Em notas públicas sobre o caso, o SBT informou que a internação do Homem do Baú havia sido meramente de rotina, uma vez que o seu tratamento contra a H1N1 necessitaria de exames suplementares para a constatação de que tudo ia bem.
Desde então, rumores começaram a circular pela imprensa do país, indicando que o quadro de saúde de Silvio Santos despertava preocupação na equipe médica que o acompanhava. Conforme apurado pelo O Globo, o Hospital Albert Einstein teria montado uma operação de blindagem ao redor do Homem do Baú para que informações sobre o seu boletim médico não escapassem para a imprensa.
Apesar dos diagnósticos pretéritos, até o momento as causas do óbito de Silvio Santos são desconhecidas.
Silvio Santos deixou a TV em 2022
Silvio Santos encerrou a sua trajetória na televisão brasileira em 2022. O apresentador retornou após a pandemia para o comando do programa Silvio Santos, mas entregou definitivamente o bastão nas mãos da filha Patricia Abravanel após ser diagnosticado com Covid-19, nunca mais retornando ao seu posto dominical.
Para a história da televisão brasileira, Silvio Santos se tornou a mais emblemática de todas as figuras. Ex-camelô, o Peru que Fala, como foi apelidado pelos colegas de rádio no início da carreira na comunicação pela cor avermelhada com a qual ficava durante as locuções, ascendeu à televisão imediatamente após o surgimento desta. Inicialmente alugando os seus próprios horários em emissoras concorrentes, obteve a concessão do SBT durante o Regime Militar e desde então se fixou como o programa mais longevo da história da TV brasileira.