A apresentadora Eliana Michaelichen está assumindo um papel estratégico na Globo para enfrentar a rejeição que a emissora enfrenta com um dos segmentos de público que mais cresce no Brasil, conforme indicado pelo último censo do IBGE. Na época em que ainda trabalhava no SBT, Eliana já havia iniciado um diálogo promissor com o público evangélico.
É interessante notar que o SBT, sob a liderança de Silvio Santos, conseguiu se destacar na competição pela audiência do público evangélico, superando até mesmo a Record, que está intimamente ligada à Igreja Universal do Reino de Deus. A Record, apesar de seu envolvimento, não conseguiu igualar o espaço dado à música gospel pelo Raul Gil, que sempre apresentou artistas evangélicos em seu programa com seu estilo característico.
Eliana sempre recebeu grandes nomes do gospel
O Programa Eliana, exibido de 2009 a 2024, também foi um grande apoiador da música gospel, recebendo tanto artistas emergentes quanto renomados do gênero. Fernanda Brum, uma das grandes estrelas do gospel, expressou publicamente sua gratidão a Eliana por proporcionar visibilidade à música religiosa na televisão.
Além disso, Eliana também homenageou outras personalidades associadas às igrejas neopentecostais, como Saulo Holtz, que ganhou destaque no programa de Raul Gil, e Bruna Karla, uma das grandes referências no gospel.
Novela polêmica da Globo sofreu com alto índice de rejeição
Essa conexão natural que o público evangélico tem com Eliana pode ser uma estratégia valiosa para a Globo na tentativa de reduzir a rejeição que enfrenta, especialmente após a controvérsia em torno da novela Babilônia, que não foi bem recebida em 2015.