O apresentador Rodrigo Bocardi relatou um episódio ocorrido durante um voo na sexta-feira (9), quando notou uma camada de gelo na asa da aeronave em que viajava. Durante o trajeto entre São Paulo e Ribeirão Preto, o piloto da aeronave confirmou que precisou acionar o sistema de desgelo para remover o gelo acumulado.
No mesmo dia, um avião da Voepass caiu em Vinhedo, São Paulo, levantando preocupações sobre possíveis conexões entre as condições climáticas e o acidente. A apuração do que realmente aconteceu no voo 2283 está em investigação pelo Cenipa.
Rodrigo Bocardi fala sobre viagem a Ribeirão Preto
Bocardi explicou, no Bom Dia SP desta segunda-feira (12), que ficou atento à asa do avião, observando a formação de gelo. Ao desembarcar em Ribeirão Preto, ele questionou o piloto sobre o que havia observado, e o profissional confirmou que estava monitorando o gelo nas asas.
Rodrigo Bocardi destacou a importância do sistema de desgelo nas aeronaves, especialmente em condições meteorológicas adversas, como as que estavam presentes naquele dia. “O piloto olhava bastante, e aí acionou os comandos de desgelo para tirar o gelo da asa”, contou o apresentador da Globo.
Sistema de desgelo
O acidente aéreo ocorrido mais tarde naquele dia trouxe à tona a relevância desse tipo de sistema, embora ainda não se saiba se o gelo foi um fator determinante na tragédia. A experiência relatada por Bocardi serve como um lembrete da complexidade e dos desafios envolvidos na aviação, especialmente em condições climáticas extremas.