Orgulho do Brasil após conquistar 4 medalhas nas Olimpíadas de Paris, Rebeca Andrade teve um pouco da sua história contada em uma nova campanha publicitária da Parmalat e um detalhe inusitado não passou despercebido. Acontece que a mãe da ginasta teve a cor de sua pele alterada no vídeo ao ser interpretada por uma atriz negra. A decisão da empresa gerou polêmica nas redes sociais e gerou inúmeras críticas de internautas.
Filha de mãe branca e pai negro, Rebeca Andrade tem orgulho de sua história de vida, que, mesmo difícil, a tornou quem é. Criada com mais 6 irmãos por Dona Rosa, que trabalhou como doméstica para sustentar os filhos sozinha, a ginasta não teria tido a sua família devidamente representada na campanha publicitária, conforme apontou muita gente que assistiu ao comercial.
O comercial, inspirado na história de Rebeca Andrade, causou polêmica
No vídeo da campanha publicitária lançado pela Parmalat, a mãe de Rebeca Andrade não aparece nas imagens e tem apenas a sua voz colocada na gravação. “Menininha de nove anos que saiu de casa para treinar em outra cidade”, diz Dona Rosa ao narrar um pouco da trajetória da filha.
Sem ter sua verdadeira imagem inserida no comercial, a mãe de Rebeca Andrade foi representada por uma atriz negra em alguns flashbacks, o que gerou estranheza e polêmica nas redes sociais. Internautas apontaram dificuldade em retratar a multirracialidade no marketing e também a negação às famílias mestiças em meio às críticas à campanha publicitária da Parmalat.
Rebecca Andrade faz propaganda pra parmalat porem sua mãe não aparece porque é branca.
Diversas vezes no comercial, aparecem uma mulher e uma criança negra, dando a impressão de que a mãe de Rebeca é negra, mas ela é branca.
Porque esconder isso? A (mini)Thread 🧶 pic.twitter.com/73eUKsKwl5— Lobo Consciente – ᚹᛁᛏᛋᚲᚱ ᚢᛚᚠᚱ (@LoboConsciente2) August 8, 2024
Empresa se pronuncia
Nas redes sociais, internautas criticaram o fato de não escolherem a verdadeira mãe de Rebeca Andrade para o comercial e disseram que isso não mudaria o impacto da história para inspirar meninas negras. “Parem de apagar nossas vivências e histórias multirraciais!“, escreveu a ativista Beatriz Bueno, conforme divulgou a coluna F5, do UOL. Procurada, a Parmalat se defendeu e disse que a campanha se trata de um vídeo lúdico e que a escolha dos atores foi para representar “a cara do Brasil”.