Os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas para a prefeitura de São Paulo participarão do primeiro debate na TV aberta. São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil e a disputa pelo cargo de chefe do executivo da capital paulista é muito importante.
O debate está marcado para quinta-feira (8), às 22h15, e será transmitido ao vivo pela Band. Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) são esperados como os principais alvos, já que lideram as intenções de voto e estão tecnicamente empatados, conforme o Datafolha.
Debate a prefeitura de São Paulo
José Luiz Datena (PSDB), que figura no primeiro pelotão segundo a pesquisa Quaest, também estará presente, juntamente com Pablo Marçal (PRTB) e Tabata Amaral (PSB). Nunes, candidato à reeleição, planeja focar sua participação no debate em sua gestão à frente da prefeitura e na administração do orçamento municipal.
Aliados de Nunes acreditam que sua “herança política” não entra em contradição com o apoio que recebeu do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar das críticas de Covas a Bolsonaro durante a pandemia. Boulos, por sua vez, deve usar o debate para rebater ataques que questionam sua trajetória, respondendo a acusações de que “nunca trabalhou” e que é um “invasor” de propriedade privada. Antes de ser eleito deputado federal, Boulos atuava como professor e é psicanalista.
Debates pelo Brasil
Datena, inexperiente em debates, se preparou intensivamente para o encontro e deve explorar a polarização política contra Boulos e Nunes, com foco no atual prefeito. Marçal, que tem adotado estratégias pouco convencionais em sua campanha, é visto com preocupação pelos adversários. O debate será intermediado por Eduardo Oinegue. A Band transmite debates também nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Teresina, Natal, Fortaleza, Boa Vista, Londrina, Presidente Prudente, entre outras.