Em Renascer, a prisão de Tião (Irandhir Santos) deixará Joana (Alice Carvalho) devastada. No entanto, a jovem reunirá forças para honrar o legado de seu marido, mantendo vivo o sonho do matuto. Acampado nas terras de Egídio (Vladimir Brichta), o matuto será denunciado e se recusará a sair do local.
Na novela das nove da Globo, desafiador, o ex-catador de caranguejos confrontará Nórcia (Edmilson Barros) e acabará sendo preso. Na cadeia, ele recusará até mesmo a comida, enfraquecendo gradualmente.
Joana se revolta em Renascer
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, revoltada com a situação do marido, Joaninha descobre que os sem-terra estão desanimados. Com a prisão de Tião, muitos pensam em desistir de sua luta e começam a desmontar as barracas para partir.
No entanto, tudo mudará após uma atitude corajosa da cozinheira. Segundo o jornal O Globo, a matuta aparecerá no local, determinada a não deixar o sonho acabar. Ela surgirá no horizonte com os filhos, a gaiola com a Pretinha e os pertences de Tião.
Joaninha honra legado do marido na novela das nove da Globo
Ao ver Joana chegando no acampamento como uma verdadeira heroína, Dalva (Maria Zenayde) e os demais se animarão e decidirão permanecer. A chegada de Joana, honrando o mais lindo legado do marido, revitalizará o grupo, que se unirá ainda mais na luta por seus direitos e pela libertação de Tião.
Mais do que nunca, os sem-terra estarão dispostos a enfrentar qualquer empecilho para alcançar seus objetivos. A determinação de Joana e a união do grupo trarão nova força à causa, transformando o desânimo em esperança renovada.