De acordo com a revista Caras, o rei Roberto Carlos, cantor de sucesso de 83 anos de idade, nunca disse abertamente para seus fãs o motivo de ter perdido a sua perna. Ele teria feito algumas referências em suas músicas, mas sempre se manteve discreto sobre esse assunto.
O escritor Paulo Cesar de Araújo fez uma biografia do cantor e contou o que aconteceu. Tudo foi confirmado por relatos de uma colega de infância de Roberto. Ocorreu um acidente na infância do rei, quando ele tinha apenas 6 anos de idade. Tudo aconteceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, interior do Espírito Santo, cidade onde ele nasceu.
De acordo com relatos de Eunice Solino, uma colega de infância que estava presente na hora do acidente, todos estavam vendo os festejos de São Pedro quando Roberto se assustou e caiu nos trilhos do trem. Ele foi atingido na canela e teve a perna amputada no joelho, após ser socorrido e levado ao hospital.
A professora teria tentado impedir o acidente
Eunice se lembra que a professora tentou fazer o trem parar, mas não conseguiu e ele infelizmente atingiu a perna de Roberto Carlos. Segundo ela, por pouco a professora também não foi atingida, pois ficou desesperada ao ver que o cantor, na época ainda criança, estava caído sobre os trilhos do trem.
A primeira prótese veio bem mais tarde
Roberto Carlos só conseguiu uma prótese aos 14 anos de idade, pois na época do acidente esse tipo de recurso era pouco acessível às pessoas. Solino afirmou que a imagem do acidente do colega nunca saiu de sua cabeça.