Em Renascer, Zé Inocêncio (Marcos Palmeira) está desiludido com a vida. Determinado a acelerar seu fim, ele monta em um cavalo e vai até o jequitibá-rei, decidido a arrancar o facão enterrado aos pés da árvore. No entanto, antes de cometer esse ato desesperado, Inácia (Edvana Carvalho) aparece.
Na novela das nove da Globo, a governanta, percebendo as intenções de seu patrão, inicia um ritual poderoso, chamando os guias espirituais para ajudá-la. Com seus poderes, ela consegue até transcender de um local para outro, se transformando em um fantasma.
Perigo para Inocêncio em Renascer
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, enquanto isso, Inocêncio desce do cavalo e caminha até a árvore, declarando que, de agora em diante, quer caminhar sozinho em sua vida, com a intenção de quebrar o pacto.
Inconformada com os pensamentos suicidas do coronel, Inácia surge como espírito e o assusta. A governanta dos poderosos do cacau então começa um feitiço, fazendo o jequitibá desaparecer.
Antes que Zé Inocêncio consiga encontrar o facão e quebrar o pacto do passado, ele vê a árvore sumir diante de seus olhos. Ele entra em êxtase e confusão, incapaz de entender o que está acontecendo. O impacto é tão grande que ele desiste de sua missão, monta no cavalo e retorna para casa.
Ritual de Inácia dá certo na novela das nove da Globo
Aliviada, Inácia o recebe de volta e celebra a vitória. A intervenção espiritual dela foi crucial para salvar a vida de Inocêncio, trazendo um novo sentido à sua existência. Com isso, Inocêncio começa a repensar suas escolhas e o rumo de sua vida.