A estreia da novela turca Força de Mulher gerou expectativas nos fãs dos dramalhões da terra de Erdogan que não acompanham a programação da Record. Como Força de Mulher é exibida atualmente pela TNT Novelas e está no ar há quase sete meses, muita gente imaginou que teria uma trama longa na TV aberta em horário noturno.
O problema é que a Record frustrou os fiéis fãs das novelas turcas, pois picotou a trama logo no primeiro capítulo. Foram exibidas partes dos capítulos 1 e 2 juntos, além do começo do capítulo 3 em uma hora de exibição da trama.
Cenas marcantes cortadas
A emissora paulista cortou momentos impactantes do inicio da trama, como quando Bahar pensa que o filho está dentro do carrinho de bebê derrubado em uma escada por um estranho. Quando Bahar vê que o menino está bem e no topo da escada, ela começa a chorar desesperadamente no chão, tanto por alívio, quanto por não suportar mais tanto sofrimento.
Outra cena importante cortada é de Bahar retornando do trabalho e Nisan dizendo que o irmão não acorda. Bahar se desespera, pega o filho para levar ao hospital e as duas crianças começam a pular e gritar que tudo foi uma brincadeira. Devastada por tanto estresse, privação do sono pelos dois trabalhos e sofrimento, Bahar desata a chorar, enquanto as crianças seguem brincando.
Quase três capítulos em uma hora
Além de exibir o capítulo 1 e 2, a emissora exibiu cenas de parte do capítulo três, todos no período de uma hora. A trama foi exibida até a parte em que Bahar está prestes a reencontrar Hatice, após vinte anos, que é uma cena que ocorre quase na metade do capítulo 3. O que tudo indica é que Força de Mulher deve chegar ao fim bem antes do que se espera na tela da Record. Se os cortes continuarem, a trama pode terminar antes mesmo da versão na íntegra exibida pelo TNT e que está no ar desde o começo de 2024.
Vale ressaltar que Força de Mulher é uma série semanal na Turquia, que tinha capítulos de poucos mais de duas horas. Quando a trama foi exportada para a América do Norte e do Sul, ganhou formato de novela com capítulos diários de 42 a 44 minutos cada.
Boa aceitação do público
Apesar dos cortes, ao que tudo indica, parte significativa do público que acompanhou o dramalhão não conhece a versão original, então não notou os cortes e ficou feliz com o enredo da trama. A novela foi bem comentada no X e a Record investiu bastante na publicidade da trama.
De acordo com publicação de O Planeta TV, a novela chegou à média de 5 pontos, contra 4 do SBT. Ainda assim, o número é abaixo de tramas bíblicas antecessoras. Para fazer uma comparação, o site Notícias da TV divulgou que na sexta-feira, 26 de julho, A Rainha da Pérsia teve média de 5,9 no mesmo horário, e a minissérie bíblica nem foi o maior sucesso da emissora na faixa das 21h, mesmo assim, teve média maior que a estreia de Força de Mulher.
Resta agora aguardar para saber se com a boa recepção a emissora exibirá os capítulos completos ou com menos cortes. Para quem quiser acompanhar a novela turca na íntegra, ela é exibida diariamente pelo TNT, com capítulos inéditos no período noturno e reprises no decorrer do dia (assim como das demais novelas turcas exibidas na emissora). A trama também está disponível em uma assinatura do streaming do canal Max, dentro do Amazon Prime Vídeo.