Jornalista da Globo e mãe aos 44 anos, Michelle Loreto revela aos fãs diagnóstico de doença incurável

Michelle Loreto publicou um desabafo com os seguidores sobre a sua jornada de cuidados pessoais portando a doença.

PUBLICIDADE

A jornalista Michelle Loreto recorreu às redes sociais para publicar um desabafo com os seus seguidores sobre um problema de saúde que enfrenta há tempos. A funcionária da TV Globo disse ser portadora de dermatite atópica, uma doença incurável, crônica e com característica autoimune.

Michelle Loreto explicou aos fãs que a descoberta da dermatite atópica aconteceu quando ainda era uma criança, aos três anos de idade. Na sequência, a jornalista explicou os sintomas causados pela doença, bem como o motivo de eles aparecerem.

Michelle Loreto explica aos fãs como é a doença autoimune que porta

A jornalista da GloboNews fez uma analogia para explicar aos fãs como funciona a dermatite atópica. Ela mencionou que a pele humana é como um conjunto de tijolos enfileirados, que protegem o organismo da entrada de invasores. No caso da doença autoimune que possui, existem brechas impreenchíveis, favorecendo infecções.

“Dá muita coceira, vermelhidão, deixa a pele ressecada, grossa. Imagine que sua pele é um muro de tijolo e entre os tijolos tem o rejunte, a proteção para não deixar nada passar. Só que, quem tem a dermatite atópica, tem esse muro sem rejunte em vários lugares. Ou seja: tem uma pele mais exposta e com menos proteção”, detalhou.

Michelle Loreto detalha rotina portando a dermatite atópica

A jornalista relatou aos seguidores que os seus pais, como na maioria dos familiares de crianças que portam dermatite atópica, demoraram para descobrirem o diagnóstico correto. Durante a infância, contudo, a doença permaneceu inerte, reaparecendo na adolescência.

Depois de um novo período sem apresentar os sintomas da dermatite atópica, Michelle Loreto voltou a enfrentá-los quando tinha 25 anos de idade. Daí em diante, passou a controlar a doença com uma rotina rigorosa, incluindo hidratação da pele e evitando produtos agressivos.

Apesar dos cuidados, os sintomas retornaram agora – razão do desabafo. Segundo ela, durante a gravidez de Aurora, que está com nove meses de idade, vários locais de seu corpo apresentaram sintomas da dermatite atópica. Diante de sua experiência com a doença, recomendou aos seguidores que não tardem em buscar ajuda de um médico dermatologista aos primeiros sinais da doença.