A jornalista Leilane Neubarth usou suas redes sociais para criticar duramente o apresentador Emílio Surita após um gesto homofóbico direcionado ao também jornalista Marcelo Cosme durante a programação da Jovem Pan. O incidente ocorreu na terça-feira, 23 de julho, durante o programa Pânico na Jovem Pan. A emissora posteriormente se desculpou pelo ocorrido e classificou a brincadeira como muito infeliz.
Neubarth não foi a única a se manifestar em apoio a Cosme. Outras celebridades também repudiaram o ataque, como Elizabeth Savala, que escreveu: “Homofobia é crime, cadeia a quem propaga!!!!”. Já Leilane afirmou: “Boa!!!! Estamos juntos!!!! Marcelo Cosme além de ser um superprofissional é um ser humano maravilhoso. Temos que parar de passar pano…. É um ataque, não é ‘brincadeira’… É homofobia! !!É crime!!!!”.
Famosos deixaram mensagens de apoio a Marcelo Cosme
No Instagram, o ator Carmo Dalla Vecchia também se pronunciou sobre o caso, sendo respondido por Cosme: “Obrigado meu amigo! Seguimos ?️??️⚧️?❤️”. Esse não é o primeiro episódio de homofobia envolvendo Marcelo Cosme. Em maio de 2023, durante uma participação ao vivo no Jornal Hoje da Globo, o jornalista observou seu marido, Frankel Brandão, em um comentário despretensioso sobre queijo mineiro. “Quem não gosta de queijo, né? Eu sou gaúcho, moro no Rio, sou casado com um mineiro. Imagina, lá em casa não falta queijo”, disse ele.
Marcelo Cosme já foi alvo de comentários maldosos
No entanto, isso foi suficiente para que ele fosse alvo de mensagens homofóbicas nas redes sociais. Na ocasião, Cosme usou seu perfil para se pronunciar, questionando se a repercussão seria a mesma caso fosse um homem falando sobre sua esposa ou uma mulher sobre seu marido.
A ocorrência de Leilane Neubarth e outros famosos reflete a crescente conscientização e repúdio à homofobia na sociedade brasileira. Ataques como os sofridos por Marcelo Cosme são inaceitáveis e devem ser combatidos firmemente, como destacado pelo jornalista.