Raquel Motta do Amaral viu sua vida virar de ponta cabeça após uma participação na Globo. Ela esteve há pouco mais de um ano no É de Casa, transmitido nas manhãs de sábado na emissora, e virou meme por conta da frase “três reais”. Até mesmo o Fantástico, no quadro Isso a Globo Não Mostra, exibiu o vídeo editado da artesã repetindo várias vezes a frase, ao lado da apresentadora Ana Furtado.
Artesã que virou meme na Globo procura a Justiça
O que começou como uma brincadeira nas redes sociais, logo fugiu do controle e se tornou uma grande dor de cabeça para Raquel. Pouco tempo depois do meme estourar na internet, sua imagem começou a ser explorada comercialmente por empresas que se apropriaram da brincadeira para fazer propagandas.
Desde academias a lanchonetes, shoppings e empresas multinacionais, o rosto de Raquel passou a estar em tudo quanto era lugar. Agora, a jovem pleiteia na Justiça pelos seus direitos, tendo em vista a exposição irregular de sua imagem, sem receber nada em contrapartida.
Indenização chega a quase 9 milhões de reais
Após a participação na Globo viralizar por conta do meme, chegou a fazer alguns comerciais, além de posts pagos em seu Instagram. Entretanto, a grande maioria das propagandas usando sua imagem foi feita sem que ela soubesse, tampouco com a assinatura de qualquer tipo de contrato.
Somadas, as ações chegarão a custar para as empresas processadas o valor de R$ 8,96 milhões. Ela quer a remoção imediata dentro do prazo de 72 horas de todas as propagandas usando sua imagem, e o descumprimento poderá acarretar multas diárias de mil reais.