Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) sempre demonstrará pouca paciência com seus filhos e frequentemente disparará contra eles quando contrariado. No entanto, em breve, o fazendeiro mostrará seu lado sensível ao convidar Augusto (Renan Monteiro) para compartilhar algo íntimo.
Na novela das nove da Globo, o cacaueiro levará seu filho médico até o famoso Jequitibá-Rei. Vale destacar que João Pedro (Juan Paiva) é o único que já conhece a localização da grandiosa árvore. O caçula, em uma ocasião, quase retirou o facão enfiado aos pés do Jequitibá, o que significaria o fim da vida de Inocêncio.
Reflexões de Inocêncio em Renascer
Conforme Clara Ribeiro, do Observatório da TV, mas cenas ao redor do Jequitibá-Rei, o fazendeiro mostra o facão, que é o maior segredo da sua vida, e refletirá sobre a vida ao lado do primogênito e contará que naquele local consegue perceber o tempo correndo.
Inocêncio será vítima de uma terceira tocaia tramada por Egídio (Vladimir Brichta) e terá sequelas, sendo necessária uma cadeira de rodas para poder se mexer. O Jequitibá-Rei voltará a aparecer em destaque nos momentos derradeiros da trama, quando o ricaço estiver à beira da morte. João Pedro novamente irá até a árvore e, desta vez, retirará o facão para que o pai descanse eternamente.
Encontro de Inocêncio com Aurora na novela das nove da Globo
O encontro de Augusto com seu pai ocorrerá no mesmo episódio em que Inocêncio receberá Aurora em sua propriedade rural. Aurora, uma investidora do ramo do cacau do Espírito Santo, interpretada por Malu Mader, arrebatará o coração do fazendeiro.
A aproximação de Inocêncio com Augusto demonstrará um lado mais humano e reflexivo do fazendeiro. A relação entre pai e filho se fortalecerá, e o médico compreenderá melhor as complexidades e os sentimentos de seu pai.