Em Renascer, uma reviravolta impactante vai transformar a vida de Inocêncio (Marcos Palmeira) e seus filhos, Augusto (Renan Monteiro), Zé Bento (Marcello Mello Jr) e João Pedro (Juan Paiva). A narrativa ganhará novos contornos quando o fazendeiro levar o médico ao Jequitibá-Rei, onde ele fez seu pacto de imortalidade ao cravar um facão na base da árvore.
Na novela das nove da Globo, a tensão familiar atinge um ponto crítico quando Inocêncio rompe relações com João Pedro, que, determinado a trilhar seu próprio caminho, desagrada o pai ao rejeitar a ideia de reatar a aliança com antigos produtores de cacau.
João Pedro ajuda os Sem-Terra em Renascer
Segundo Renan Santos, do Resumo das Novelas On, além disso, João Pedro decide empregar trabalhadores do movimento sem-terra, compartilhando com eles os segredos da agricultura, um conhecimento que Inocêncio sempre guardou com muito cuidado.
No meio do conflito, Bento apoia João Pedro, exacerbando a tensão com o pai. A situação piora quando Inocêncio expulsa Bento de casa. Augusto, por sua vez, enfrenta Inocêncio, argumentando que ele deveria se orgulhar das iniciativas e da coragem de seu irmão mais novo.
Inocêncio tenta se reconciliar com filho na novela das nove da Globo
Em busca de uma possível reconciliação, Inocêncio decide levar Augusto até o Jequitibá-Rei. Lá, aos pés da imponente árvore, ele revela a história do facão cravado, o símbolo de seu pacto de imortalidade.
José Inocêncio admite sentir os efeitos do tempo, confessando que fez o pacto quando era jovem, no início de sua carreira como fazendeiro, mas que agora se sente vulnerável.