Recentemente, o canal Viva anunciou publicamente que irá reprisar a novela Viver a Vida, originalmente exibida pela TV Globo em 2009, e chamou a atenção de Mateus Solano, que interpretou personagens gêmeos na trama. Por meio das redes sociais, o ator fez questionamentos sobre o faturamento da emissora com a reexibição do folhetim e perguntou quanto os intérpretes ganhariam com isso.
Diante da cobrança de Mateus Solano nas redes sociais, a TV Globo foi procurada pelo portal OFuxico e se pronunciou sobre o assunto. Por meio de nota, a emissora falou abertamente sobre o pagamento aos intérpretes que trabalharam na novela e afirmou ser defensora dos direitos de propriedade intelectual de quem participou da obra.
Mateus Solano faz questionamento na web
Após o anúncio da volta de Viver a Vida no Viva, Mateus Solano não se calou e usou as redes sociais para fazer questionamentos sobre dinheiro. “Quanto será que o canal VIVA vai faturar? E nós, os intérpretes?”, disparou o ator, que repercutiu com a cobrança na web. “Direito autoral não é favor”, declarou o artista, que recebeu apoio de outros colegas de profissão.
Em meio a toda repercussão dos questionamentos de Mateus Solano, que também gerou cobranças dos atores Tuca Andrada e Sérgio Marone, a TV Globo rompeu o silêncio e falou sobre a questão.
TV Globo se pronuncia
Em nota, a TV Globo afirmou que efetua devidamente os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos a autores, diretores e atores que trabalharam em obras reprisadas em seus canais. “De acordo com os contratos celebrados com cada um”, afirmou a emissora, apontando a importância de preservar os direitos de todos que fizeram parte do trabalho.