Em Renascer, Lurdinha, uma personagem crucial, foi excluída do remake. Bruno Luperi, o autor, não planeja trazer de volta a mocinha que foi vivida por Íris Nascimento em 1993. Essa decisão afetará diretamente o desfecho de Pastor Lívio (Breno da Matta) e de Lu (Eli Ferreira).
Na novela das nove da Globo, originalmente, Lurdinha chega à vila e é contratada para prestar serviços na mercearia de Norberto (Nelson Xavier), logo se envolvendo com Zinho (Cosme dos Santos). Ela nutria o sonho de se formar uma professora.
História de Lu e Lívio sofre mudanças em Renascer
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, no remake, Zinho se transforma em Zinha, que se apaixona por Joaninha (Alice Carvalho). Com esse novo romance, Pastor Lívio perde sua função. Em 1993, o homem era um padre, vivido por Jackson Costa, que acabava ficando com Joana (Tereza Seiblitz) depois do falecimento de Tião (Osmar Prado).
Sem Lurdinha, a nova adaptação também altera a trajetória de Lu. Na versão original, após abandonar Zé Bento (Tarcísio Filho), a personagem de Leila Lopes reencontra seu antigo noivo e se casa com ele. Posteriormente, ela entrega seu cargo de docente na escolinha para Lurdinha, que se destaca na função.
Lu segue novo caminho na novela das nove da Globo
No remake, sem uma substituta, a Lu interpretada por Eli Ferreira deve seguir um novo caminho. Lu e Lívio não formarão um novo casal, ao menos pelo que foi informado pelo autor até o momento. Entretanto, estes e outros personagens sofrem diversas alterações na nova versão da novela da Globo.