Em recente entrevista ao colunista Ricky Hiraoka, o renomado autor Aguinaldo Silva, responsável por sucessos como “Senhora do Destino”, fez uma análise afiada sobre o estado atual das novelas brasileiras.
Sem papas na língua, Aguinaldo expôs sua opinião sobre a participação de influenciadores digitais nas tramas e criticou os novos moldes das produções televisivas.
Aguinaldo Silva critica mudanças na televisão
Ao ser questionado sobre a emblemática novela “Senhora do Destino”, que completa 20 anos e se mantém um marco na teledramaturgia, Aguinaldo Silva refletiu sobre a perda de conexão entre as novelas e o público.
Segundo ele, tanto a TV quanto os telespectadores têm parcela de culpa nesse afastamento. As novelas, em sua visão, tornaram-se superficiais e falharam em manter o público engajado como antigamente. Para Aguinaldo, um dos problemas principais é que as produções atuais carecem de autenticidade.
Segundo Aguinaldo Silva, os novos autores possuem um contexto de vida diferente, não possuindo a vivência que é exigida para criar histórias para os telespectadores. Ele acredita que, ao contrário da geração anterior, que escrevia a partir de experiências de vida, os novos roteiristas não conseguem se conectar com a realidade do público.
Aguinaldo Silva detona influenciadores em novelas e remakes
Outro ponto levantado por Aguinaldo Silva foi a homogeneidade das novelas atuais, que, segundo ele, perderam a personalidade e a marca autoral. Para o autor, essa uniformidade está ligada à busca por agradar um público acostumado com o consumo rápido de conteúdo, como o oferecido pelas redes sociais.
Essa mudança no comportamento da audiência, segundo ele, contribuiu para a falta de paciência com o formato tradicional das novelas.
Aguinaldo também criticou a tendência de escalar influenciadores digitais para papéis em novelas. Para ele, essas pessoas não são atores e não conseguem trazer a credibilidade necessária aos personagens. “Um dos erros da TV é querer atrair o público das redes sociais, esquecendo-se do público fiel que busca qualidade e bons atores”, ressaltou o renomado dramaturgo.
Por fim, Aguinaldo Silva fez questão de deixar sua insatisfação com os remakes produzidos pela Globo. Segundo o escritor, todos as regravações são piores que os projetos originais.