Em Renascer, os rumos de Tião (Irandhir Santos) no remake está se distanciando significativamente da trama do personagem na versão original de 1993 e, consequentemente do óbito que assolou o personagem. Naquela época, o matuto tirou a vida depois de ser preso e humilhado na prisão.
Na novela das nove da Globo, agora, o ex-catador de caranguejos segue um caminho diferente, focando em causas coletivas e movimentos sociais, longe das armadilhas dos coronéis. Esse é o passo inicial para a mudança em sua vida.
Mudanças de Tião em Renascer
Segundo Fernanda Lopes, do Notícias da TV, até meados de maio, Tião estava perdido, sonhando em enriquecer e buscando dinheiro e ocasiões a qualquer custo. Nesse período, ele foi enganado tanto por Egídio (Vladimir Brichta) quanto por Inocêncio (Marcos Palmeira).
No entanto, nos episódios exibidos em junho, o personagem começou a mostrar mudanças significativas. O matuto viu um acampamento de militantes do movimento dos sem-terra e se encantou com a sua grande chance de transformar a realidade através da união e ação coletiva.
Em breve, após ser despedido dos seus afazeres com Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes), Tião decide partir para o acampamento, prometendo a Joana (Alice Carvalho) que só voltará após conseguir atingir todos os seus sonhos.
Tião é acolhido em acampamento na novela das nove da Globo
Acolhido no acampamento dos sem-terra, Tião rapidamente se torna uma espécie de líder social e religioso, difundindo os ensinamentos do pastor Lívio (Breno da Matta). No próximo dia 5 de julho, ele convencerá seus companheiros a acolherem uma proposta de João Pedro (Juan Paiva) para trabalharem e aprenderem técnicas de cultivo de cacau em suas terras.