A Globo enfrenta uma multa de R$ 9,9 milhões imposta pelo Procon-SP por veiculação de propaganda considerada enganosa durante o Campeonato Brasileiro de 2019. A emissora é acusada de vender pacotes de pay-per-view do torneio aos assinantes sem ter garantido a participação de todos os times.
Na ocasião, Palmeiras e Athletico-PR não haviam fechado acordo com o Grupo Globo. O time paranaense é quem mais costuma dar trabalho à empresa dos Marinho e sempre dificulta as negociações de seus direitos de transmissão.
Globo foi condenada em todas as instâncias do processo
O caso, que veio à tona após investigações do Procon-SP, levou o órgão a entrar na Justiça no dia 13 de junho, buscando a execução da multa imposta à emissora. Segundo informações do site F5, a condenação da Globo em todas as instâncias foi confirmada em 2022.
A ação do Procon-SP destaca a importância de transparência e veracidade nas propagandas, especialmente em contratos de serviço que envolvem o consumidor. O órgão argumenta que a falta de clareza por parte da emissora prejudicou os assinantes, que pagaram pelo pacote do Campeonato Brasileiro, acreditando que teriam acesso a todas as partidas.
Multa milionário para a Globo
A decisão serve como um alerta para as empresas sobre a importância de cumprir os termos de suas ofertas publicitárias e proteger os direitos dos consumidores. A Globo terá que abrir o caixa e fazer o pagamento da multa milionária de quase R$ 10 milhões nos próximos dias, já que não há mais recurso.