Em Renascer, após revelar que é extremamente rica e cresceu cercada de luxo, a professora Lu (Eli Ferreira) decide abrir mão de toda a sua fortuna. A educadora permanece na Bahia e surpreende a todos com sua atitude nobre e altruísta.
Na novela das nove da Globo, ao notar a presença de um acampamento de trabalhadores sem terra próximo à fazenda de João Pedro (Juan Paiva), Lu rapidamente age para ajudá-los. A docente dará uma bolada para os trabalhadores, com uma atitude louvável.
Professorinha Lu ajuda trabalhadores em Renascer
Segundo Fábio Augusto, do Observatório da TV, visitando o local, Lu exige que as crianças comecem a frequentar a escola da vila imediatamente. Demonstrando seu espírito iluminado, a professorinha assume a liderança e apoia João Pedro em um plano para oferecer emprego aos assentados
O primeiro a ser beneficiado é Tião (Irandhir Santos), que inicialmente consegue um trabalho, mas é logo demitido. Em meio a conflitos de interesses, a docente afirma sua intenção de criar um projeto educacional para ensinar técnicas de manejo do cacau aos moradores do assentamento.
Com isso, eles poderão trabalhar na roça com mais dignidade e autonomia. Ao compartilhar sua ideia, a professora encanta Morena (Ana Cecília Costa) e todos ao seu redor.
Dedicação da professorinha na novela das nove da Globo
Morena comenta que a amiga tem um coração de ouro, pois sempre coloca o bem-estar dos outros acima do seu próprio. A dedicação de Professora Lu em melhorar a vida dos trabalhadores sem-terra reforça os temas de empatia e justiça social, comentadas na trama.