Em Renascer, após sair da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira), Mariana (Theresa Fonseca) enfrenta desafios. Expulsa de três lugares, a vigarista finalmente é acolhida por Egídio (Vladimir Brichta).
Na novela das nove da Globo, dominada por ódio e desejo de vingança, a neta de Belarmino (Antonio Calloni) decide infernizar João Pedro (Juan Paiva) para seduzi-lo. No entanto, o mocinho resiste, determinado a reatar com Sandra (Giullia Buscacio).
Mariana residindo com Egídio em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, hospedada na casa de Egídio e Eliana (Sophie Charlotte), Mariana fica intrigada com a morte de seu avô e pede a versão dos fatos ao coronel. Egídio aproveita a oportunidade para culpar Inocêncio, intensificando o desejo de vingança de Mariana, que reencontra o avô na casa do rival do seu ex-marido.
Egídio, filho do coronel Pica-Pau (Enrique Diaz), não está mentindo, pois José Inocêncio realmente matou Belarmino. Mais adiante, em Renascer, o produtor de cacau confessa o assassinato ao Pastor Lívio (Breno da Matta).
Mariana ouve a confissão, mas surpreendentemente desiste de vingar a morte do avô. Eventualmente, a antagonista dos Inocêncio retorna aos braços do marido.
Vingança contra Egídio na novela das nove da Globo
Se o remake seguir a versão original de Renascer (1993), Mariana acabará sendo a responsável pela morte de Egídio, em uma reviravolta dramática para provar seu amor por Inocêncio. A trama se desenrola com Mariana navegando entre a vingança e o amor, enquanto segredos do passado são revelados.