Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos que Tião Galinha (Irandhir Santos) fará uma escolha que mudará drasticamente sua vida e a de Joana (Alice Carvalho).
O peão, encantado com a ideia de ter seu próprio pedaço de terra, decidirá viver em um assentamento de sem-terras, deixando para trás sua vida atual, incluindo sua esposa e filhos.
Previstas para irem ao ar a partir do dia 29 de junho, as cenas mostrarão Tião se despedindo de Joana, que ficará atônita ao vê-lo com as malas prontas. Ele tentará convencê-la a se juntar a ele no novo projeto de vida, mas ela, preocupada com a estabilidade e a educação dos filhos, recusará abandonar sua casa para morar à beira de uma estrada.
Tião Galinha abandona a família
“Num tô mais lhe pidîno isso… Só tô lhe dizêno que vô atrás do que é nosso. Eu só volto pros teus braço depois que pudé lhe dá um chão pra você e pros nossos minino!”, dirá Tião, demonstrando determinação em sua decisão. Joana, por outro lado, desiludida, responderá que ele não terá mais um lar para voltar se seguir em frente com seu plano.
Este momento marcará o início de uma nova fase para Zinha (Samantha Jones) e Joana. Com Tião fora do caminho, a relação delas ganhará novos contornos, evoluindo de uma amizade para um amor mais profundo. A saída de Tião também desencadeará uma série de eventos quando ele e outros assentados forem injustamente acusados de roubar cacau e invadir terras, numa armação de Egídio (Vladimir Brichta).
Zinha consola Joana
Zinha tentará consolar Joana, que estará revoltada com a situação de Tião e desapontada por ele ter se envolvido em tais confusões. “Tião, que sempre foi um home justo… Mais tão justo, que chegarra a sê besta! Metido no meio d’um rôbo?”, lamentará Joana, sem saber como lidar com a nova realidade.
Segundo Márcia Pereira, colunista do Notícias da TV, as cenas que se seguirão explorarão as consequências dessas escolhas, tanto para Tião quanto para sua família desestruturada, lançando luz sobre os desafios enfrentados pelos personagens em busca de seus sonhos e identidades. Enquanto isso, o autor Bruno Luperi sinaliza um possível novo caminho para Tião, indicando que ele poderia, eventualmente, se tornar um pastor, mudando seu destino em relação à versão original da trama de 1993.