Contra ou a favor? Ana Maria Braga dispara polêmico comentário ao vivo sobre o chamado PL do Aborto

Ana Maria Braga se posicionou sobre o tema durante o seu programa ao vivo exibido pela TV Globo.

PUBLICIDADE

A apresentadora Ana Maria Braga expressou suas opiniões sobre o chamado PL do Aborto durante a abertura do programa Mais Você, exibido pela TV Globo na manhã desta segunda-feira, 17 de junho. O projeto prevê mudanças no enquadramento das penas para o aborto a partir de determinado ponto da gestação.

Ana Maria considerou o PL do Aborto um retrocesso, afirmando que a medida seria prejudicial para adolescentes e mulheres em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Ela criticou o funcionamento da saúde pública no Brasil, exemplificando que as pessoas em situação de vulnerabilidade não têm acesso a serviços básicos de saúde, como as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), e muitas vezes não conseguem realizar exames necessários para o diagnóstico de doenças graves, como o câncer.

Ana Maria Braga emite opinião contrária à PL do Aborto

A apresentadora pediu aos parlamentares envolvidos na votação do projeto que não aprovem a alteração, enfatizando que, se o PL for aprovado, representará uma grande injustiça. “A sociedade, senhores políticos, espera que esse projeto não seja aprovado”, especulou.

Entenda a polêmica por trás do chamado PL do Aborto

O PL 1904, de 2024, propõe mudanças significativas na tipificação do crime de aborto, equiparando o ato a partir da 22ª semana de gestação (aproximadamente seis meses) a crime de homicídio simples.

A controvérsia em torno do PL destaca que a pena para uma mulher vítima de abuso que cometa o aborto após a 22ª semana seria maior do que a pena para o homem que cometeu o abuso. Importante notar que o PL se aplica a qualquer tipo de aborto a partir da 22ª semana, independentemente de ser resultado de uma gravidez fruto de abuso ou não.