Em Renascer, José Inocêncio (Marcos Palmeira) tomará uma decisão crucial sobre seu casamento com Mariana (Theresa Fonseca). A separação do casal se dá após Mariana não aceitar o perdão do marido a Teca (Lívia Silva), mesmo depois de um exame de DNA comprovar que Teca os enganou.
Na novela das nove da Globo, sem ter um neto biológico, Inocêncio tenta acalmar a situação ao descobrir que Teca é sobrinha-neta de Maria Santa (Duda Santos). Contudo, Mariana decide encerrar o casamento e parte em busca de um novo lar.
Mariana busca por abrigo em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, inicialmente, Mariana encontra abrigo com João Pedro (Juan Paiva), mas uma nova desavença com José Inocêncio a obriga a deixar o local. Ela então se hospeda na fazenda de Egídio (Vladimir Brichta), criando um novo cenário de tensão na trama.
Enquanto isso, se o autor do remake seguir a versão original, José Inocêncio viaja a negócios para Goiás e conhece uma linda fazendeira, papel interpretado por Mara Carvalho na versão anterior. Os dois vivem um breve romance, mas o fazendeiro retorna para Ilhéus sem a moça.
Reta final de Inocêncio e Mariana na novela das nove da Globo
Na reta final da novela, José Inocêncio e Mariana reatam o casamento. Mariana descobre que seu marido matou Belarmino (Antônio Calloni), mas opta por não agir contra ele. Em um desfecho emocionante, para honrar a vida de Inocêncio, que cai em uma terceira tocaia, Mariana mata Egídio e cuida de Inocêncio até o fim de sua vida.
Sem filhos e sem futuro na região, ela decide se mudar para Salvador, encerrando seu capítulo na história. A antagonista não consegue ficar com nenhum dos homens que amou: Inocêncio e João Pedro.