Após a repercussão da polêmica envolvendo Matteus Amaral, que usou as cotas raciais para conseguir uma vaga no Instituto Federal Farroupilha(IFFar), em 2014, foi a vez da mãe do ex-BBB se tornar notícia pelo mesmo assunto.
Isso porque, assim como o vice-campeão do BBB24, sua mãe, Luciane Amaral, também ingressou na universidade se autodeclarando como pessoa preta. Na quinta-feira (13), a mãe de Matteus surgiu comentando sobre o assunto em um áudio que vazou por meio de um dos stories do ex-BBB.
“É só esquecer, isso aí não vai dar nada”, disparou ela, ressaltando que se ela se declarou negra, é porque seria negra. A publicação foi excluída da rede social do ex-BBB pouco tempo após a postagem.
Mãe de Matteus Amaral também conseguiu vaga na universidade por cotas raciais
Após a repercussão do assunto, o IFFar se posicionou por meio de sua assessoria de imprensa para a revista Quem, confirmando que Luciane da Silveira Amaral, mãe do vice-campeão do BBB24, se inscreveu na universidade na mesma cota que o filho.
No entanto, a instituição destaca que é necessário que haja um processo para afirmar, ou não, se houve crime de fraude.
Casos semelhantes
Ao se posicionar sobre os casos de Matteus e Luciane Amaral, o IFFar destacou que já houve casos semelhantes, ressaltando que em casos desse tipo a sanção é a perda da vaga. No entanto, tendo em vista que o ex-BBB não é mais aluno da instituição, é ressaltado que o caso dele deverá ser discutido. “Não tivemos caso assim ainda”, detalhou a assessoria do IFFar.
Antes disso, nesta sexta-feira (14), Matteus Amaral chegou a se posicionar sobre o assunto, afirmando que a sua inscrição na faculdade foi feita por uma terceira pessoa, que teria escolhido a cota de forma errada, sem seu consentimento ou aviso prévio.