Em Renascer, Inácia (Edvana Carvalho) acredita firmemente que Mariana (Theresa Fonseca) é a terceira tocaia de José Inocêncio (Marcos Palmeira), mantendo sempre uma postura desconfiada em relação à jovem.
Na novela das nove da Globo, sensitiva, a governanta tem visões de perigo envolvendo Inocêncio e até encontra Quitéria (Belize Pombal), que alerta sobre a iminência da morte do fazendeiro. Esses sinais aumentam a desconfiança de Inácia sobre Mariana.
Inocêncio é vítima de atentado em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, na reta final da novela da Globo, José Inocêncio acaba sendo vítima de um atentado. O responsável é o vilão Egídio (Vladimir Brichta), que dispara contra Inocêncio, deixando-o dependente de uma cadeira de rodas.
Nesse momento, Mariana prova para Inácia que não é a vilã da história. Apesar de descobrir que Inocêncio matou seu avô Belarmino (Antônio Calloni), ela não toma nenhuma atitude contra o marido.
Mariana se vinga de Egídio na novela das nove da Globo
Contrariando o que todos imaginam, é Mariana quem se vinga de Egídio, matando-o a sangue frio no final da novela. Muitos suspeitam que Eliana seja a culpada, mas a neta de Belarmino confessa o crime a algumas pessoas, sem nunca ser presa.
Nos últimos capítulos, José Inocêncio morre após sua saúde se deteriorar devido a uma queda e uma forte chuva. Com a morte de Inocêncio, Mariana fica viúva e decide deixar a fazenda. Sem João Pedro (Juan Paiva), a forasteira termina a novela da Globo sozinha.