Matteus Amaral, vice-campeão do BBB24, se envolveu em uma polêmica ao seu citado em uma suposta fraude de cotas raciais. De acordo com informações do Notícias da TV, o ex-BBB teria se declarado negro no intuito de garantir uma vaga no curso de Engenharia Agrícola do IFFar (Instituro Federal de Farroupilha).
Em documentos, Amaral se autodeclara como “preto” com o objetivo de garantir uma vaga por meio das cotas, que são reservadas para pessoas de grupos étnico-raciais.
No entanto, conforme o resultado preliminar, que foi divulgado no dia 17 de janeiro de 2014, a tentativa do gaúcho acabou não sendo bem sucedida inicialmente, já que ele foi desclassificado por ter zerado a redação.
Matteus Amaral é aceito para vaga no curso de Engenharia
Semanas após a desclassificação, o nome de Matteus Amaral surgiu como aceito para uma vaga no curso de Engenharia por meio das cotas raciais, contudo, em outro edital. Vale lembrar que durante o seu confinamento no BBB24, o rapaz chegou a comentar sobre a graduação, confessando que estudou até o quinto semestre.
O que é a Lei de Cotas do Brasil?
Vale lembrar que a Lei de Cotas do Brasil é destinada exclusivamente para pessoas pretas, pardas, indígenas, pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência, que tentam uma vaga no ensino superior. A lei foi criada no intuito de combater a desigualdade histórica envolvendo o acesso à educação.
Após a repercussão da suposta fraude de cotas raciais cometida pelo ex-BBB, Matteus Amaral ainda não se posicionou publicamente sobre o assunto.