Em Renascer, Tião Galinha (Irandhir Santos) é um homem de alma pura que sonha em ter um pedaço de terra para chamar de seu. Apesar de ser constantemente enganado, ele mantém a esperança de mudar de vida ao lado de sua amada Joana (Alice Carvalho). Mas resta a dúvida se Tião conseguirá realizar seu sonho.
A novela das nove da Globo, adaptada por Bruno Luperi, tende a seguir a linha da versão original de 1993. Na primeira versão, Tião morre na prisão, um desfecho definido após o ator Osmar Prado, que interpretava Tião, se desentender internamente e pedir demissão da Globo.
Destino de Tião Galinha em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, por enquanto, acredita-se que o Tião de Irandhir Santos também encontrará a morte, mas o formato desse desfecho pode ser diferente para não causar tanto choque – afinal, em 1993, Tião tira a própria vida.
Outra dúvida no ar é como Tião acaba na prisão. A confusão que o leva à cadeia está relacionada a Egídio (Vladimir Brichta). O vilão é baleado por Deocleciano (Jackson Antunes), mas a culpa recai injustamente sobre Tião, o marido de Joana.
Esse evento marca o início do fim para Tião, que mergulha na infelicidade. Vale lembrar que tudo isso acontece enquanto Tião atua como militante dos sem-terra.
Destino de Joaninha e os filhos na novela das nove da Globo
Após a morte de Tião, Joana deve seguir em frente com sua vida. Na versão original, ela ficava com o padre Lívio. Nesta adaptação, o romance ocorrerá com Zinha (Samantha Jones), e as duas cuidarão das duas crianças, fruto do casamento dos matutos.