Faleceu na última quarta-feira (12), aos 89 anos, a atriz Ilva Niño. Conhecida por seu papel como Mina, na novela Roque Santeiro, a artista estava internada há aproximadamente um mês no Hospital Quali, no Rio de Janeiro, após ter passado por uma cirurgia cardíaca.
Ilva está no ar na novela Cheias de Charme, da TV Globo. A obra foi gravada em 2012 e está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Ilva interpretou o papel de Epifânia, a mãe da cômica Socorro (Titina Medeiros), que foi contatada por Chayene (Cláudia Abreu). Na trama, Epifânia acaba virando parteira durante a falsa gravidez da cantora.
Ilva perdeu o único filho para cirrose
Apesar de uma carreira brilhante, a vida de Ilva Niño foi marcada por quase três décadas de luto, devido às perdas de seu marido, Luiz Mendonça, e de seu único filho, Luiz Carlos Niño.
Luiz Carlos nasceu em 1964, e seguiu os passos artísticos de seus pais. Seu primeiro trabalho da TV foi feito ainda durante a infância, nos anos 1970, destacando-se em produções icônicas como Sítio do Picapau Amarelo e O Astro. Segundo sua mãe, ele conquistou um prêmio de direção aos 14 anos. Ao longo de sua vida, atuou também como roteirista, autor, produtor, cenógrafo, figurinista e professor. Ele faleceu aos 40 anos, vítima de cirrose.
Morte do marido de Ilva
Dez anos antes da perda de seu filho, Ilva já havia enfrentado a morte de seu marido, Luiz Mendonça, que faleceu aos 64 anos devido à AIDS. O ator contraiu o vírus HIV através de uma transfusão de sangue, feita após sofrer um acidente de carro na década de 90.