Em Renascer, José Augusto (Renan Monteiro) enfrenta altos e baixos. Ao retornar à fazenda de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira), o médico estava com sua licença profissional cassada.
Na novela das nove da Globo, determinado a recomeçar, o doutor planeja abrir uma clínica na vila e comunica sua intenção a José Inocêncio. No entanto, o pai desaprova a decisão, lembrando-o de que não poderá exercer novamente a profissão de médico.
Mudança na vida de Augusto em Renascer
Segundo Clara Ribeiro, do Observatório da TV, apesar dos obstáculos, Augusto consegue se reerguer, recuperando seu diploma com a ajuda de Kika (Juliane Araújo). Mesmo com a licença de volta, ele não recebe o apoio de Inocêncio e acaba buscando emprego em um hospital na cidade de Ilhéus.
No novo trabalho, o médico se destaca e promove uma verdadeira guerra na novela das nove. Uma das pessoas que Augusto salvará será o coronel Egídio (Vladimir Brichta), baleado em uma emboscada planejada por Damião (Xamã) e Deocleciano (Jackson Antunes).
José Augusto não pode ser alçado a um posto de vilão, uma vez que salva uma vida através da sua profissão. Entretanto, ele destrói o objetivo do esposo de Morena (Ana Cecília Costa), que era tirar a vida do vilão.
Tião Galinha injustiçado na novela das nove da Globo
Os verdadeiros atiradores não serão encontrados, e Tião Galinha (Irandhir Santos) será injustamente acusado e deverá morrer na prisão, como na versão original da trama. Além disso, Augusto tomará conta de seu próprio pai quando este for atingido a tiros por Egídio. Inocêncio se recupera, entretanto, acaba ficando em cima de uma cadeira de rodas.