A rainha Camilla, de 76 anos, ficou emocionada em um evento onde seu marido, o rei Charles, fez um discurso logo após o pronunciamento do príncipe William, para comemorar o 80º aniversário do desembarque do Dia D em Portsmouth, Inglaterra.
A ocasião serviu para lembrar a histórica operação militar que mudou o rumo da Segunda Guerra Mundial. Foi o primeiro discurso público que o rei fez após o anúncio de seu câncer em fevereiro deste ano.
“Hoje, reunimo-nos para homenagear aqueles quase 160.000 soldados britânicos, da Commonwealth e dos Aliados que, em 5 de junho de 1944, se reuniram aqui para embarcar na missão que desferiria aquele golpe pela liberdade e seria registrada como a maior operação anfíbia na história”, disse o rei.
A maior frota militar que o mundo já conheceu
Durante o discurso, o rei afirmou que o dia da reunião dos soldados fez história e foi decisivo no curso da Segunda Guerra Mundial. “No entanto, todos sabiam que tanto a vitória como o fracasso eram possíveis e ninguém poderia saber o seu destino”, disse Charles.
Segundo o rei, é quase impossível saber a emoção que todos sentiram naquele dia, há 80 anos. A função dos discursos e dos eventos comemorativos é lembrar às futuras gerações todo o esforço dos bravos soldados que lutaram.
A eterna dívida com os combatentes
O rei Charles também se emocionou e, em lágrimas, ainda frisou que todos ficarão sempre em dívida com os guerreiros que se arriscaram e lamentou a morte de muitos que perderam a vida em prol do país.