Em Renascer, depois de uma gestação tranquila, Teca (Lívia Silva) dá à luz, porém fica angustiada ao descobrir que seu filho nasceu com uma condição rara: é intersexo, apresentando dois órgãos genitais. A notícia desconcerta José Inocêncio (Marcos Palmeira), que se emociona profundamente.
Na novela das nove da Globo, durante os exames iniciais, os médicos enfrentam dificuldades para determinar o sexo do bebê. Sensitiva, Inácia (Edvana Carvalho) acorda após um sonho revelador e compartilha com Teca sua premonição de que o filho será “metade macho, metade fêmea”.
Teca vai aos prantos em Renascer
De acordo com Fábio Augusto, do Observatório da TV, com efeito, a perspectiva da experiente Inácia é esclarecedora. Teca fica perplexa ao descobrir que seu filho é intersexo e procura orientação com Buba (Gabriela Medeiros), que tenta elucidar a situação para ela.
Após o nascimento da criança, a adolescente vai aos prantos com esse detalhe inimaginável. A jovem terá uma certa dificuldade em compreender tudo o que está acontecendo, mas será acolhida pela psicóloga, que tanto a ajudou.
Tudo fica esclarecido na novela das nove da Globo
Além disso, José Augusto (Renan Monteiro) se empenha em orientar Teca e aceitar a criança sem preconceitos, assim como o coronel, que ainda acredita ser seu neto. Apesar de sua inicial falta de compreensão sobre a condição, Inocêncio decide educar-se e buscar informações.
Neste ponto da trama, o fazendeiro já terá reconciliado com Buba após descobrir que sua nora é uma mulher trans. Felizmente, tudo terminará bem para Teca e seus protetores.