Não é só Renascer: audiência desaba e preocupa Globo – relembre outros fiascos

Novela ocupa o horário nobre da grade da emissora e acendeu o sinal amarelo para remakes.

PUBLICIDADE

A atual apresentação de Renascer, remake do sucesso de 1993, teve uma piora significativa de audiência e, segundo a coluna de Sandro Nascimento, portal UOL, acendeu o sinal de alerta na emissora carioca. A trama está no horário mais valioso da Rede Globo, seguindo logo após o Jornal Nacional, sempre liderando a faixa.

Renascer tem queda de audiência preocupante na Globo

Embora a Globo lidere no horário, há preocupações em torno da faixa das 21h. “Renascer”, que teve um início promissor, está enfrentando dificuldades para manter sua audiência até o começo de setembro, quando exibirá seu capítulo final. Uma das estratégias para melhorar a situação inclui a adição de novos personagens.

Simultaneamente, a emissora está intensificando a promoção de sua sucessora, “Mania de Você”. Detalhes sobre o elenco e a trama principal, criada por João Emanuel Carneiro, estão sendo divulgados para atrair mais telespectadores.

A queda de audiência de “Renascer” serve como um alerta para futuros remakes, como o já anunciado “Vale Tudo”, programado para 2025.

É evidente que a dramaturgia da Globo necessita de maior investimento em roteiros originais, além de enfrentar a saída de colaboradores importantes, como autores, diretores e atores. A emissora deve reconsiderar a produção de remakes para garantir a alta qualidade de suas novelas, especialmente na escolha de atores que estejam à altura dos originais.

O último capítulo de “Renascer” está marcado para 6 de setembro. “Mania de Você” ficará no ar até março de 2025, quando “Vale Tudo” assumirá a faixa das 21h.

Novelas ‘esquecíveis’ da Globo devido ao fracasso de audiência

Se Renascer pelo menos ainda empolga, a Globo, que tem tradição em novelas, ainda detém uma lista de ‘fracassos’, que mesmo os mais fãs não costumam lembrar, dentre elas: ‘O Sétimo Guardião’, ‘Geração Brasil’, ‘As filhas da mãe’, ‘Negócio da China’, ‘Babilônia’, ‘Um Lugar ao Sol’, dentre outras.