Em Renascer, a mediunidade de Teca (Lívia Silva) a conduzirá até a cena do assassinato de Belarmino (Antonio Calloni). Diante de Inácia (Edvana Carvalho), Buba (Gabriela Medeiros) e Mariana (Theresa Fonseca), a jovem entrará em transe e reviverá a morte da mesma maneira que foi mostrada na primeira fase da novela.
Na novela das nove da Globo, a trama alimentará suspeitas de que José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) possa ter sido o responsável pelo crime. Neste ponto da história, o rifle que estava pendurado na parede da antiga casa do avô de Mariana será entregue ao coronel.
Mistérios revelados em Renascer
Conforme Márcia Pereira, do Notícias da TV, Inocêncio começará a manipular a arma, exibindo uma intimidade surpreendente com o rifle enquanto relembra como se livrou de Belarmino e Firmino (Enrique Diaz) de uma só vez.
Conforme o roteiro, o fazendeiro inicia o processo de desmontagem, limpeza, reparo e remontagem da arma, demonstrando uma habilidade que impressiona. Essas sequências serão sobrepostas livremente à cena subsequente, conforme a direção dá o tom. A ideia é não fornecer respostas diretas, mas sim instigar o espectador com sugestões.
Evento do além na novela das nove da Globo
Uma conversa evoluirá para temas de vingança e morte, com Inácia mencionando que a guerra só terminará com a morte de Inocêncio ou Egídio (Vladimir Brichta). Distraída, Teca soltará que foi assim que aconteceu com coronel Belarmino. As três mulheres se assustarão ao perceberem que a jovem está com o olhar perdido.
A adolescente assegura que, quando esteve na casa de Belarmino, foi como se o idoso estivesse em sua frente: sendo perseguido e morto. Aflita, Mariana perguntará quem estava perseguindo seu avô e sacudirá a jovem, que então despertará do transe.