Fogo Sobre Terra: novela proibida com Regina Duarte será reexibida na Globoplay

O folhetim destaca o embate entre o progresso das cidades e os costumes do campo, ambientada no final da década de 1950.

PUBLICIDADE

O Globoplay resgatará a clássica novela Fogo Sobre Terra de 1974 na próxima segunda-feira (27). A trama, que originalmente contava com 209 capítulos, poderá ter apenas seis deles disponíveis na plataforma. Assim, os fãs de novelas com Regina Duarte poderão curtir a interpretação da atriz no início de sua carreira.

Ambientada no final dos anos 1950, a história gira em torno dos conflitos entre a modernidade da cidade e as tradições do campo, ilustrados pelo reencontro de dois irmãos, Pedro e Diogo, que se tornam rivais ao decidir o futuro de uma cidade. Pedro, criado pela tia Nara no Mato Grosso, e Diogo, educado no Rio de Janeiro pelo engenheiro Heitor Gonzaga, representam as diferenças entre o rural e o urbano.

Regina Duarte atuando em 1974

Bárbara, interpretada por Regina Duarte, é uma jovem que sofre de cegueira psicológica e se apaixona por Pedro. A novela enfrentou a censura federal, com a autora Janete Clair tendo que modificar a obra para sua exibição.

Cenas de revolta armada foram removidas e personagens alterados para evitar temas sensíveis como relações inter-raciais. A escritora Janete Clair expressou frustração com a censura na época.

Resgate de projeto clássico

Fogo Sobre Terra retorna como parte do Projeto Fragmentos, que inclui tramas incompletas nos arquivos da Globo, diferentemente do Projeto Resgate, que busca trazer novelas clássicas completas. A seleção dos capítulos disponibilizados ainda é incerta, gerando expectativa sobre quais partes da história serão reveladas.