Os telespectadores que estão acompanhando a novela Renascer verão nos próximos capítulos que Egídio (Vladimir Brichta) será enganado por Joana (Alice Carvalho), mas revidará de maneira violenta.
Ele ordenará que seus capangas retomem os R$ 200 mil entregues a Tião (Irandhir Santos) e expulsem a família humilde de sua fazenda como se fossem uma praga. Marçal (Osvaldo Mil) ameaçará Joana com uma arma e dará uma surra em Tião, que tentará resistir.
Tião toma uma surra e tem a grana arrancada de suas mãos
A situação se agrava quando Joana, seguindo o plano de Iolanda (Camila Morgado), a Dona Patroa, simula aceitar a proposta de dormir com Egídio em troca do pagamento, mas foge na hora decisiva. Egídio, ao tentar agarrá-la, é interrompido por Tião, que ameaça cortar sua garganta com um facão.
Egídio, humilhado e vestido apenas de cueca, vê sua esposa zombar dele e é obrigado a agradecer por não ter sido morto. Consumido pelo ódio, ele convoca Marçal, que junto com outros homens, invade a casa onde Joana e Tião estavam morando, revirando tudo e ameaçando a família.
No clímax da tensão, Marçal saca uma arma e ameaça Joana, enquanto debocha de Tião. Na confusão, Tião tenta atacar os homens, mas Marçal ameaça executar Joana se ele não parar. O capanga finalmente expulsa Tião e sua família da fazenda, ameaçando-os de morte se retornarem.
Tião vira andarilho em Renascer
Após a expulsão, Tião e sua família são forçados a deixar a fazenda, carregando apenas suas trouxas e enfrentando uma existência de miséria e desespero. Eles encontrarão abrigo no antigo bordel, onde Rachid (Almir Sater) contratará Joana como cozinheira do local.
Tião, desolado, decide não aceitar ser sustentado pela esposa e deixa a antiga casa de Jacutinga, prometendo não retornar até que encontre trabalho. Mas segundo o site Splash, o ex-catador de caranguejos não encontrará nenhum emprego e ficará vagando sem rumo.
Transformado em andarilho, Tião é eventualmente encontrado por Pastor Lívio (Breno da Matta) no meio do nada. Vivendo nas estradas do sul da Bahia, Tião recusa ajuda e insiste em continuar sua jornada solitária, revelando ao pastor que desde que deixou sua família, sua vida se resume a andar sem destino. “Deixe-me, Pastor… Deixe-me quieto no meu canto“, resmungará o ex-catador de caranguejos.
Ao ver que o pobre coitado não quer ser ajudado, Lívio questionará o que ele tem feito de sua vida: “Andando, Pastor… É só o que tenho feito desde que saí de casa… Andar, andar e andar… e não chegar a lugar nenhum“, dirá Tião.