Em Renascer, depois de se livrar de Egídio (Vladmir Brichta), Tião Galinha (Irandhir Santos) embarca em uma nova jornada. O matuto tem um novo papel e se torna um ativista pelos direitos dos trabalhadores, lutando incansavelmente por justiça, porém, sofre muito e até perde a esposa.
Na novela das nove da Globo, sua coragem tem um preço alto: o ex-catador de caranguejos enfrenta dois atentados e até perde o grande amor de sua vida. Tudo começa quando, junto a Joaninha (Alice Carvalho), eles se mudam para o antigo bordel de Jacutinga (Juliana Paes).
Novo papel de Tião Galinha em Renascer
Conforme Fábio Augusto, do Observatório da TV, enquanto Joaninha consegue um emprego como governanta, Tião se vê sem trabalho e perdido. Envolvido em conversas com o Pastor Lívio (Breno da Matta), Tião Galinha começa a compartilhar o conhecimento adquirido com os habitantes humildes da região.
Seu propósito é conscientizá-los sobre os abusos cometidos pelos patrões. No entanto, ao despertar a consciência de seus amigos, Tião se coloca em perigo. Primeiro, Egídio ordena que seus capangas o espanquem como retaliação pelo seu ativismo.
Tião Galinha é apontado em atentado na novela das nove da Globo
Após ser baleado, Egídio acusa Tião Galinha pelo atentado. Para complicar ainda mais, Mariana (Theresa Fonseca) também incrimina o peão, tudo para proteger João Pedro (Juan Paiva).
Mesmo tentando agir pelo bem, o marido de Joaninha sofre mais contratempos terríveis. Ele é preso e acaba morrendo na cadeia, perdendo tudo, inclusive a esposa, que termina a novela ao lado do Pastor Lívio.