A Record tem voltado a viver uma boa fase em sua teledramaturgia. Embora só tenha um folhetim inédito em exibição e já não tenha a mesma preferência do público da época da primeira apresentação de Os Dez Mandamentos, quando a emissora chegava a ficar em primeiro lugar, ainda assim sua fase é melhor que a do SBT.
Isso porque tanto sua reprise da tarde, quanto a noturna, conseguem ter mais audiência que as duas novelas inéditas da emissora de Silvio Santos. No período da tarde, por exemplo, quando o SBT exibe Teresa e Contigo Sim, a Record reapresenta mais uma vez a novela bíblica A Terra Prometida, e ganha em audiência no horário das duas tramas concorrentes.
SBT vive fase dramática em sua teledramaturgia
Embora alguns telespectadores inconformados com a mudança de programação do SBT atribua a baixa audiência da emissora ao novo horário das novelas mexicanas, a verdade é que isso pouco impactou os resultados finais de preferência do público. Isso porque o SBT disponibiliza o sinal de sua transmissão gratuitamente e 24 horas por dia pela internet, e em quase nada mudou o número de telespectadores online após a mudança de horário.
O horário da tarde sempre foi um desafio para as emissoras da TV aberta. Mesmo com boa aceitação de sua novela mexicana inédita, Contigo Sim, e com a reprise de dois sucessos no inicio da tarde: Carinha de Anjo e Teresa, a emissora raramente chega aos 4 pontos de pico para o horário. Em contrapartida, A Terra Prometida, exibida das 15h30 as 16h30, e batendo de frente com o final do capítulo de Teresa e todo o capítulo de Contigo Sim, conquistou entre os dias 6 e 8 de maio, a marca de 6,4 a 6,9 pontos de audiência, contra 2,8 a 3,8 do SBT.
Record TV explode de audiência no período noturno
A única novela que ainda amedronta a Record em termos de audiência é a reprise de As Aventuras de Poliana, assim como ocorreu em sua primeira exibição. Entre 6 e 8 de maio de 2024, A Infância de Romeu e Julieta marcou entre 4,2 e 4,6 de audiência. Já As Aventuras de Poliana, no mesmo período, mas que não teve exibição na terça-feira, 7 de maio, devido à transmissão da Copa Sul Americana, marcou 5,4 na segunda-feira, e 4,2 na quarta-feira.
Na Record, no mesmo horário das novelas infantis, foi exibido capítulo inédito de Reis com 6,4 de audiência dia 6 de maio, 5,7 em 7 de maio, e 5,6 dia 8 de maio. A reprise de Gênesis no mesmo período marcou entre 4,2 e 5,9 de audiência.