O estado do Rio Grande do Sul vive um momento terrível de sua história. Nesta quinta-feira (9), chegou a 107 o número de mortes causadas pelas enchentes que assolam diversas cidades gaúchas. O número de óbitos deve continuar crescendo.
Além das mortes, há mais de 200 mil pessoas fora de suas casas e centenas de desaparecidos. A Globo mostrou logo cedo, durante o Bom Dia Brasil, uma triste realidade na cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre: os furtos a residências.
Ana Paula Araújo conversou com moradores
Ana Paula Araújo perguntou a dois homens que estavam no segundo andar de uma casa por que eles permaneceram no local. “Por causa dos assaltos”, disse um deles, que afirmou ainda ter presenciado assaltos (na verdade, furtos, já que as casas estavam vazias) durante a noite.
“Infelizmente, na situação em que a gente se encontra, a gente ainda está protegendo o que sobrou”, afirmou o homem, expondo a triste realidade. Os furtos estão sendo praticados por homens de barcos, que entram nas casas vazias e levam o que podem.
São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, está quase toda tomada pela água. Ana Paula Araújo e equipe percorreram a cidade de barco e as imagens impressionam pela extensão da inundação. https://t.co/t6T1GlsQ9q #BomDiaBrasil pic.twitter.com/DVvRsydBLY
— Bom Dia Brasil (@BomDiaBrasil) May 9, 2024
Vídeo mostra nível da água em São Leopoldo
Não é exagero dizer que a cidade de São Leopoldo está debaixo d’água. As imagens mostradas pela Globo causam impacto. Casas estão com água quase na altura do teto, cobrindo o andar térreo. Somente as residências que têm um andar em cima aparecem com destaque em meio ao cenário devastador. Ana Paula Araújo informou que são poucos os pontos em que há terra firme na cidade de pouco mais de 230 mil habitantes.