Em meio à tragédia no RS, Jornal Nacional termina com sorrisos dos apresentadores e Globo toma atitude

Encerramento do Jornal Nacional de sábado (4) teria repecurtido negativamente dentro da própria Globo.

PUBLICIDADE

No sábado (4), os âncoras Hélter Duarte e Ana Paula Araújo encerraram o Jornal Nacional de forma alegre e descontraída, anunciando o show de Madonna que seria exibido logo depois da novela Renascer. A descontração dos apresentadores chamou a atenção dos telespectadores.

Segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do site F5, a Globo reconheceu o erro no tom adotado ao finalizar o principal telejornal do país. Internamente, a direção da emissora entendeu que deveria ter terminado o Jornal Nacional de forma mais sóbria, especialmente em um dia marcado por tragédias no Rio Grande do Sul.

Globo ajusta o tom, após encerramento do JN

A decisão de encerrar o jornal com uma abordagem descontraída acabou gerando críticas e polêmicas, visto que o estado da região Sul do Brasil estava enfrentando as consequências devastadoras das fortes chuvas, com um saldo de vítimas fatais e comunidades inteiras em situação de calamidade.

O episódio ressalta a importância da sensibilidade e do bom senso na cobertura jornalística, especialmente em momentos de crise e tragédia. A emissora reconheceu a necessidade de ajustar o tom de sua comunicação para refletir adequadamente a gravidade da situação e demonstrar respeito e empatia com as vítimas e suas famílias.

Bonner no RS

William Bonner embarcou para o Rio Grande do Sul na segunda-feira (6). O jornalista ancora o Jornal Nacional da cidade de Canoas. Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, e Patrícia Poeta, do programa Encontro, também estão apresentando seus respectivos programas direto do estado.

A Globo está comprometida em aprender com esse episódio e em adotar medidas para garantir que sua cobertura jornalística seja sempre ética, responsável e compassiva, refletindo os valores e a missão da emissora de informar e servir à sociedade brasileira.